quinta-feira, 2 de abril de 2009

Simples Significado do Candomblé de Caboclo




Candomblé de Caboclo é todo o candomblé que além do culto aos Orixás, cultua espíritos ameríndios chamados caboclos.

Caboclo - No Candomblé é o dono da terra. Na sua maioria são espíritos de índios. Os caboclos de maior popularidade são: Tupinambá, Tupiniquim, Sete flechas, Pena Branca, Sultão das Matas, Sete Serras, Serra Negra, Pedra Preta, Erú, Rompe Mato, Raio do Sol, Rompe Nuvem e outros. Na Bahia os Candomblés são em maioria caboclos, são um misto de Keto e Angola.Porém, não podemos de deixa de lado o espirito do sertanejo nordestino respresentado no Candomblé na figura do Caboclo Boiadeiro e dos marinheiros portugues na figura do Caboclo Marujo.

O Candomblé de Caboclo pode-se dizer assim, é uma manifestação própria de Salvador e municípios vizinhos, na Bahia, o candomblé de Caboclo é uma espécie de candomblé nacionalizado, que toma por base a ortodoxia do candomblé jeje-nagô.

Trata-se portanto de um exemplo nítido do sincretismo religioso popular no Brasil.
Registam-se nele influências indígenas e mestiças, resumindo-se os hinos especiais de cada encantado ou caboclo, cantados em português, a uma declaração dos seus poderes sobrenaturais.

Existem ainda os “Candomblés de Caboclo”, típicos dos cultos trazidos pelos negros de Angola. Nessas cerimónias, as filhas e os filhos de santo incorporam não apenas os orixás, mas também os espíritos de “caboclos”, que seriam entidades de luz da corrente indígena.

Além dos caboclos, incorporam-se nestes candomblés os espíritos que se denominam Exú (masculino) e Pombagira (feminino), mas não é o mesmo Exú Orixá do Candomblé, são bem diferentes, são Exú de Umbanda.

É sempre bom lembrar que Exú catiço ou Exú de Umbanda (como é chamado o Exú não Orixá), Pombagira e afins nunca foram do Candomblé tradicional. O que existe são zeladores que tiveram passagem pela Umbanda e depois se iniciaram no Candomblé, trazendo consigo algumas entidades da Umbanda, mas isto não as torna do Candomblé, elas (entidades) simplesmente estão em casas de Candomblé ou Candomblé de Caboclo, mas são em realidade Guias da Umbanda.

Um comentário:

  1. Bem cabloco são espíritos de luz que veio nos ajudar,e nos ensinar tb, é simplismente o que eu acho, perticulamente não rodo no Santo e não tenho cabloco, mas tenho muito que agradecer as meus pais Erú, Flecha Verde, Capangeuiro e Narujo, por cuidar de mim,e me ensinar a muitas coisas que hj eu sei, a meu Pai Eru por me dar vidência quando necessário, Felcha por esta sempre comigo, entre outros, vou sempre ser grato a meu pai Narujo por ter me ajudado. Agradeço tb aos meus Irmãos Dofonitinho Jailton de Xangô, minha filha e mãe Nilza De Loci, meu Pai Jay de Oxumaré e Liu de Oiassy, e aos Orixás deles. Pois os meus irmãos todos eles me ensinaram a ter fé, e que ficar ne um candomblé de nome só istato não adianta e não me levaria a nada,temos que ter fé no que pregamos que são os Orixás os Eres e Cablocos tb. Obrigado a todos os meus irmãos e as seus Cablocos Olorum modupé.

    ResponderExcluir