segunda-feira, 6 de abril de 2009

Significado do Cargo Ogãn



Ogan é o nome genérico para diversas funções masculinas dentro de uma casa de Candomblé. É o sacerdote escolhido pelo orixá para estar lúcido durante todos os trabalhos. Ele não entra em transe, mas mesmo assim não deixa de ter a intuição espiritual.

Os atabaques do candomblé só podem ser tocados pelo Alagbê (nação Ketu), Xicarangoma (nações Angola e Congo) e Runtó (nação Jeje) que é o responsável pelo Rum (o atabaque maior), e pelos ogans nos atabaques menores sob o seu comando, é o Alagbê que começa o toque e é através do seu desempenho no Rum que o Orixá vai executar sua coreografia, de caça, de guerra, sempre acompanhando o floreio do Rum. O Rum é que comanda o Rumpi e o Lê.

Os atabaques são chamados de Ilú na nação Ketu, e Ngoma na nação Angola, mas todas as nações adotaram esses nomes Rum, Rumpi e Le para os atabaques, apesar de ser denominação Jeje.

Nas fotos acima em sua esquerda temos os Ogans Pai Alan, Pai Caio , Glaedson e Meu Pai Adriano e em sua direita Pai Romilson e meu Pai Adailton são alguns Ogãns do nosso Ilê Axé, faltando ai as fotos dos nossos Pai Geraldo, Rafael, Lino, Jorge e Alex também ogans desse terreiro.

4 comentários:

  1. Bem, no decorrer que eu entrei no Ilê Axé Alarabedê que hj tenho já 3 anos como filho de Santo e 1 ano como visitante, e hj já suspenso pelo Orixá Logum Edé, meu mais velho e que hj e sempre vou ter um grande respito o Ogãn Romilson de Ogum, me ensinou que mesmo ñ sendo confirmado, eu sendo apontado e hj suspenso, já exercia dentro da casa do candomblé uma grande responsabilidade,e que depois de confirmado mais ainda, então hj tenho mais do que nunca a certeza do que eu quero pra minha vida é me dedicar o maximo pro meu orixá e abdicar de tudo que for necessario, exercer sempre as minha funções dentro da casa do candomblé sempre respeitando a todos meus mais velhos como tb meus mais novos. Pois só assim vou ser respeitado e amados por todos meu irmão. Olorum modupé.

    ResponderExcluir
  2. quero saber dos cargos dos ogans dentro de uma casa de ketu

    ResponderExcluir
  3. Eu quero saber sobre os cargos de Babá Pejigan e Opaogun na nação Keto.

    ResponderExcluir
  4. Eu quero saber sobre os cargos de Babá Pejigan e Opaogun na nação Keto.

    ResponderExcluir